Diferentes olhares
Os Conselhos de Administração têm a missão de avaliar se as mudanças do mundo estão capturadas nas estratégias das organizações. No entanto, essa tarefa pode ser complexa devido à diversidade geracional entre os membros do Conselho. Neste artigo, vamos explorar como as diferenças geracionais podem influenciar a tomada de decisões nos Conselhos e por que a diversidade etária é fundamental para o sucesso das organizações.
Gerações
Somos diferentes de nossos pais e avós, assim como de nossos filhos e netos. Com o tempo, mudam os costumes, as normas sociais e nossa forma de viver a vida. As diferenças geracionais podem estar ligadas a fatores complexos e sobrepostos, não restritos a efeitos da idade. Por exemplo, a geração Baby Boomer tinha um mindset de empresa como uma extensão familiar, com forte respeito às hierarquias e pouca diversidade. Já a Geração X trouxe as mulheres para dentro das empresas e supervalorizou diplomas e certificações.
A Demanda por Diversidade
A demanda por diversidade já chegou aos Conselhos de Administração, trazendo consigo um dilema interessante. Profissionais que vivem a intersecção de dois ou mais marcadores identitários, como gênero e raça, têm sido trazidos para esta arena a pedido dos acionistas. No entanto, a literatura acadêmica ainda não explorou suficientemente a questão da diversidade etária nos Conselhos.
Aliás, você notou algo estranho na foto que ilustra este artigo? A falta de mulheres e pessoas de grupos minorizados nos Conselhos é gritante. Investir apenas na Diversidade Geracional não é suficiente.
Estudos e Resultados
Voltando à questão geracional, um estudo realizado nos Estados Unidos há mais de 20 anos revelou que a diversidade etária dos membros do Conselho aumentava o nível de doações, aspecto importante no tocante à sustentabilidade. Além disso, a diversidade interpretativa em debates estratégicos tende a ser o caminho mais rico e profundo para análise de problemas e desenho de caminhos futuros para uma organização.
Conclusão
Considerando a representatividade de nossa sociedade e os pontos aqui apresentados, talvez tenhamos elementos suficientes para iniciar os debates sobre a importância de termos uma maior diversidade etária dentro dos Conselhos. A inovação e a criação de espaços de reflexão para diferenciação e vantagem competitiva exigem diferentes olhares e perspectivas.
Inspirado no artigo de Fran Winandy para o Valor Econômico, Março 2022 https://valor.globo.com/carreira/artigo/diversidade-nas-empresas-sera-bem-vinda-a-integracao-geracional-dentro-dos-conselhos-de-administracao.ghtml