Prédio de Luxo

Um Privilégio Para Poucos

A revolução do Sênior Living no Brasil está longe de ser acessível a todos. Embora as tecnologias sustentáveis estejam transformando a forma como vivemos nossa velhice, trazendo conforto, segurança e qualidade de vida, isso, por enquanto, é um privilégio reservado apenas para aqueles que podem pagar por isso.

Quem pode, pode.

Construtoras e incorporadoras estão investindo em imóveis funcionais e acessíveis para idosos de alto poder aquisitivo, com recursos como portas e corredores largos para cadeiras de rodas, banheiros acessíveis com barras de apoio, pisos nivelados em todas as áreas e elevadores para macas. Além disso, condomínios com serviços diferenciados, como ambulatórios e cuidadores sob demanda, estão se tornando realidade para algumas pessoas.

Troque seu apartamento velho

O que tem atraído essas empresas é a aposta de que idosos de alto poder aquisitivo estariam dispostos a trocar apartamentos grandes e obsoletos por imóveis mais funcionais.
No entanto, os preços desses imóveis são proibitivos para a maioria da população. Como mostra matéria do Jornal “O Estado de São Paulo” (09/25), em São Paulo uma construtora deve lançar imóveis com 100 a 140 m2 ao custo de R$ 28.000,00 o m2 e condomínio a partir de R$ 6.500,00.

Envelhecer bem é caro

Se este é o seu sonho de consumo, comece a fazer as contas e economizar desde já!
Para quem pensa em mudar-se para uma ILPI privada na velhice, o racional é o mesmo, já que, em São Paulo, as mensalidades podem facilmente ultrapassar o dobro do valor destes condomínios.
Isso levanta uma questão importante: quem pode se dar ao luxo de envelhecer com dignidade e qualidade de vida?

O Desafio do Acesso

A falta de acesso a essas soluções é um desafio significativo para muitos idosos no Brasil. A desigualdade socioeconômica e a falta de políticas públicas eficazes contribuem para que apenas uma parcela da população possa desfrutar desses benefícios.

Tecnologias Sustentáveis para Todos?

Será que é possível tornar essas tecnologias acessíveis a todos? É necessário que haja um esforço conjunto entre governo, empresas e sociedade civil para desenvolver soluções que atendam às necessidades de todos, independentemente da renda ou do status social.

Um Futuro Mais Inclusivo?

O futuro do Sênior Living no Brasil pode ser mais inclusivo se trabalharmos juntos para tornar essas soluções acessíveis a todos. Além disso, isso exigirá inovação, investimento e compromisso com a igualdade e a justiça social. Portanto, é fundamental que os novos empreendimentos sejam projetados com a perspectiva do envelhecimento da população, garantindo que as necessidades dos idosos sejam atendidas de forma digna e segura. Desse modo, poderemos criar um futuro mais justo e compassivo para todos

Desenvolvendo Comunidades para Todas as Idades

Os empreendimentos devem ser projetados para serem acessíveis, seguros e adaptáveis às necessidades de todos, promovendo a inclusão e a qualidade de vida. Isso pode incluir a incorporação de tecnologias e serviços de apoio à saúde e bem-estar que considerem o atual cenário de envelhecimento populacional.

Um Futuro Mais Justo e Compassivo

Ao priorizar o envelhecimento da população em nossos planos e projetos, podemos criar um futuro mais justo e compassivo para todos. É hora de trabalharmos juntos para garantir que o Sênior Living no Brasil seja uma realidade acessível e digna para todos.